quinta-feira, 8 de março de 2018

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum | Um clássico da televisão brasileira

Olá, viajantes! Cadê a galera que assistia o clássico Castelo Rá-Tim-Bum? Hoje vamos falar sobre a Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum e nada como começar com aquela tradicional música "Bum bum bum.. Castelo Rá-Tim-Bum" (tenho certeza que você cantou comigo! hahah). Vem turistar no Castelo Rá-Tim-Bum!


O Castelo Rá-Tim-Bum foi um clássico da televisão brasileira produzida e exibida pela TV Cultura durante o ano de 1994 a 1997. Considerada um dos melhores programas da televisão chegou a bater recorde de audiência em qualquer outro programa educativo durante muito tempo na época! Parabéns aos criadores Flávio de Souza e Cao Hamburger. Afinal faz mais de 20 anos que entrou no ar. 


Klift Kloft Still, a porta se abriu!


A exposição do Castelo Rá-Tim-Bum contou com uma megaprodução da qual fez tanto sucesso como atração cultural em São Paulo que prorrogaram muitas vezes até chegar ao fim! Infelizmente o prazo final da última temporada foi até o dia 04/02/2018 depois de quase um ano. As entradas custavam em torno de R$ 20 e 10 reais.  

CURIOSIDADE: A exposição atraiu mais de 4 milhões de visitantes!



O projeto foi da TV Cultura e da Caselúdico, uma empresa referência na montagem de grandes exposições e as melhore cenografias. O mais interessante na exposição foi o tanto que ficou idêntico a série! Logo na entrada, encontramos um castelo idêntico ao da série com 700 m² e uma torre de 15m de altura com direito até o famoso porteiro. Sem falar que foram produzidos 20 ambientes do castelo como a biblioteca, cozinha, os quartos dos personagens principais, etc.






  





A exposição foi uma homenagem ao melhor programa infantil da TV Cultura desde a década de 90. Seu público era infanto-juvenil entre 3 a 10 anos de idade. Ganhou muitos prêmios como o Melhor Programa Infantil do Ano na Associação Paulista de Críticos de Arte e o Melhor Disco Infantil no Prêmio Sharp de Música. Ganhou em medalha de prata como o Melhor Programa Infantil no Festival de Nova York.



A série se baseava na história das aventuras de Nino e seus amigos. Nino, era um garoto de 300 anos que vivia em um castelo no meio da Selva de Pedra com seu tio Dr. Victor (um feiticeiro e cientista) e sua tia avó Morgana (uma feiticeira de 6 mil anos). 





Pelo fato de Nino nunca ter frequentado uma escola se sentia muito sozinho sem amigos até que um dia realizou um feitiço que acabou trazendo três crianças que acabaram de sair da escola para o castelo. Seus mais novos amigos: Zequinha, Biba e Pedro. Zequinha era o mais novo da turma, sapeca e curioso, Biba era a menina da turma com 10 anos, esperta e decidida e Pedro era o menino mais velho da turma conhecido como "nerd". Os quatros começaram uma linda amizade em meio há tantas aventuras. 



Porém, toda história tem um vilão né gente? E nessa, o vilão era o Dr. Abobrinha, que fazia de tudo para derrubar o castelo afim de construir um enorme prédio no lugar. 



Não se enganem achando que eram só esses personagens. Aindaaaa tem muiiitos personagens nessa aventura como Etelvado, Penélope, João de Barro e Passarinhas, Lana e Lara, Telekid, Tap e Flap, Mau e Godofredo, Caipora, Ratinho, Tíbio e Perônio, Celeste, Adelaide, Relógio, etc..










Agora devo confessar que tudo me deixou encantada mas a biblioteca do Gato Pintado foi a melhor parte! haha. Eu adorava ele gente! Viver toda essa experiência dá uma nostalgia tão bom da minha infância querida.




Para os amantes de ciência o laboratório de Tíbio e Perônio é uma realização! Confiram:




Espero que tenham gostado de conhecer mais sobre o Castelo Rá-Tim-Bum e que volte algum dia a exposição! Foi uma "sessão" nostalgia maravilhosa poder aproveitar a exposição.



Endereço: Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda.

 

Confira mais dicas de São Paulo aqui:

Os melhores rooftops de Sampa




Eataly - o paraíso da gastronomia italiana


Já pensando na sua próxima viagem? Faça sua reserva de hospedagem por aqui através de nossos parceiros: BookingHoteis.com e Trivago garantindo sempre os melhores preços do mercado. Precisando alugar um carro? Alugue aqui também com o melhor preço e em até 12 vezes sem juros livres de IOF com o nosso parceiro Rentcars.com. Você reservando por aqui NÃO pagará NADA A MAIS por isso! Ao contrário, vai garantir o melhor preço e ainda ajudará o Blog Turistando no Mundo a se manter sempre com as melhores dicas para você!

31 comentários:

  1. Parece um verdadeiro conto de fadas... :) Beleza mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Para quem assistia o programa deve ser mesmo uma experiência incrivel :)

    ResponderExcluir
  3. Essa exposição é demais! Traz um gostinho da infância muito legal. Adorei o post! :)

    ResponderExcluir
  4. Uau, tanta cor e alegria !!Afinal ter 300 anos é ser jovem hahahah Gostei de saber, não conhecia esse programa que teve tanto sucesso por aí !

    ResponderExcluir
  5. Parece mesmo lugar de conto de fada. Não conhecia. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Ahhh.. Que saudade da minha infância. Fui conhecer e era uma nostalgia só a cada lugar sala que entrávamos. Etevaldo, Caipora, Nino. Bateu uma saudade, rs.

    ResponderExcluir
  7. Acho que sou uma das poucas pessoas que não tem essa referência na infância. De qualquer forma gostaria muito de ter ido à exposição. Esse colorido é apaixonante!

    ResponderExcluir
  8. Só pelas fotos quero já muito ir :D Muito ao estilo de Alice no País das Maravilhas.
    Em Portugal não tivemos a sorte de ter esse programa infantil nos anos 90 mas certamente que agora vou averiguar no youtube :)

    ResponderExcluir
  9. Que bacana! Achei super interessante a ideia. Bem legal esse passeio para levar a criançada. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  10. Essa exposição deve ser muito divertida, uma verdadeira viagem no tempo. Assistia muito o Castelo Rá-tim-bum quando era criança.

    ResponderExcluir
  11. Ahhh que delícia!!! Eu queria tanto ter ido, mas não fui a SP nesse período e acabei perdendo. Muito bom ter esse gostinho aqui pelo seu texto. Amei as fotos.

    ResponderExcluir
  12. Eu visitei essa exposição quando estive em São Paulo e ameeeei demais! Foi muito especial entrar no lugar que eu mais sonhei em conhecer quando era criança, rs.

    ResponderExcluir
  13. Ahhhh que gostinho de infância. Eu adorei. Um dia ainda vou dar sorte de ir nessa exposição, me da tanta vontade de conhecer

    ResponderExcluir
  14. Nós tentamos ir em São Paulo acho que dois anos atrás, mas a fila estava tão grande. Uma pena, está lindo. Edson

    ResponderExcluir
  15. Tão legal poder entrar nos cenários que embalaram nossso imaginário infantil né? Que massa.

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi falar tão bem dessa exposição! Pena que não consegui ir, mas pelo menos conheci através do seu relato!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Seus posts são sempre incríveis.... E acho que são mais ainda pela qualidade das fotos. Dessa exposição então, tá de um colorido único! Desculpe, mas não podia deixar de comentar a respeito! rsrs

    ResponderExcluir
  18. Sou de Santos-SP e também fui nessa exposição, achei muito incrível, principalmente a parte final que é cópia perfeita do cenário do Castelo Rá-Tim-Bum. Eu fui na exposição durante o período matutino, mas a noite deve ficar incrível, o jogo de luzes deve fazer tudo ficar ainda mais real. Suas fotos estão belíssimas, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  19. Como deve ser gostoso reviver aquela época, e como vc mencionou, cantei sim a musiquinha junto contigo! Haha!
    A criança que mora em mim adora esses cenários de uma época tão feliz!

    ResponderExcluir
  20. Não sabia que ficou em Sampa por tanto tempo. Visitei a exposição quando estava no CCBB do Rio: super completa e cheia de detalhes. A melhor resposta para um programa de qualidade é quando ele recebe prêmios. Com certeza, é uma forma de valorizar o trabalho exemplar de toda a equipe e TV Cultura pelo lindo trabalho educacional relizado na TV brasileira.

    ResponderExcluir
  21. Como já sou uma senhora viagem lembro de meus filhos assistirem. Algumas pessoas amigas que visitaram gostaram demais. Parece uma produção muito legal

    ResponderExcluir
  22. Programa de alta qualidade. Imagino que legal visitar os cenários onde tantas histórias legais foram vividas. Muito bom saber dessa exposição. beijocas

    ResponderExcluir
  23. Caraca, mas é uma nostalgia cabulosa visitar isso aí, hein? E eu nem fiquei sabendo. Agora já foi. Obrigado por eternizar o lugar com esse post! :)

    ResponderExcluir
  24. Gabriela Rodrigues Cardoso28 de março de 2018 às 10:22

    Era o meu programa favorito na infância. E olhando suas fotos fui lembrando de quando assistia e comecei a pensar o quanto era divertido e educativo. O que não vejo muito nos desenhos atuais. Acabei não indo visitar a exposição e me arrependo muito, espero que volte um dia!

    ResponderExcluir
  25. Ai que delícia ver tudo isso!! Que saudade! Essa exposição eu não fui, mas teve uma outra há uns 3 anos no MIS e adorei! Eu nem lembrava de tanta coisa que acontecia nesse programa, e fui lembrando, bateu uma saudade danada. Eu assistiria Castelo Ra tim bum o dia inteiro se meus pais deixassem e ainda tinha umas VHS pra assistir nos horários que não tinha hahaha, muito viciada

    ResponderExcluir
  26. Sensacional! Eu fui com minha irmã e sobrinhos e foi incrível! Eu gostei, mas ver o brilho no olhar dos meus sobrinho de 2 e 1 ano foi simplesmente demais! E isso porque eles nunca assistiram e não conhecem a história e mesmo assim tudo aquilo foi demais pra eles. Pra mim e minha irmã foi nostalgia total, ficávamos lembrando de todas as brincadeiras que fazíamos juntos. Um programa que todos deveriam fazer. Espero que a exposição volte em breve!

    ResponderExcluir
  27. Só de ver as fotos a minha mente começou a fazer "bum bum bum, castelo ra tim bum". Que gracinha!! A biblioteca do gato é realmente lindíssima. To arrasada de saber que acabou, porque eu não tive oportunidade de ver. Que pena! Vou torcer para o retorno

    ResponderExcluir
  28. Genteee, que máximo!! Uma pena que não tem mais, cada ambiente, pelo que vi pelas fotos, estava tão real, né? Será que eles exibem novamente? Espero que sim!!

    ResponderExcluir
  29. Nossa, que nostalgia! Eu fui uma criança apaixonada por Castelo Ra-Tim-Bum. Uma pena que não consegui ver a exposição. Eu lembro de tudo com detalhes. Adorava tudo, a caipora, o ratinho, a parte do "enquanto isso, no lustre do castelo"... E por aí vai. Era bom demais! Adorei relembrar lendo seu post!

    ResponderExcluir
  30. Nossa, que nostalgia! Eu fui uma criança apaixonada por Castelo Ra-Tim-Bum. Uma pena que não consegui ver a exposição. Eu lembro de tudo com detalhes. Adorava tudo, a caipora, o ratinho, a parte do "enquanto isso, no lustre do castelo"... E por aí vai. Era bom demais! Adorei relembrar lendo seu post!

    ResponderExcluir
  31. Nem acredito que perdi essa exposição. =(

    ResponderExcluir