segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Turistando em Bruxelas | Bélgica

Bruxelas é uma cidade com muita personalidade, repleta de art nouveau (são mais de 2 mil fachadas!), uma rica gastronomia e uma grande mistura de estilos. Ah, sem falar que a arte domina a cidade entre vários gravites espalhados pelas paredes das ruas. Bruxelas realmente nos encantou!


Além de capital da Bélgica é conhecida como a capital da Europa.


A capital da Bélgica, dos chocolates, waffles, cervejas e batatas fritas. Huuum... Que delícia só de lembrar. Que cidade gente! É difícil resistir o cheiro de tanta coisa gostosa para comer turistando nas ruas da cidade. 






O que fazer em Bruxelas:

Galerie Royales Saint Hubert & Galerie du Roi – São as primeiras galerias comerciais da Europa. Se engana quem pensa que são “apenas” simples galerias. Sinto dizer, mas são “AS” galerias! Haha. São 200m de comprimento coberto por uma cúpula de cristal. Dentro delas você encontra lojas de chocolates, joalherias, restaurantes, cinema e até um pequeno teatro. Não tem palavras para a beleza disso tudo.



DICA: a Rue des Bouchers é cheia de restaurantes com menu oferecido entre 10 a 15 euros. É uma rua charmosa de pedra que vale a pena conhecer. 



Grand Place - É a principal praça central de Bruxelas. Considerada a mais linda do mundo (são váaaarios títulos já ganhos como a praça mais bonita da Europa). O lugar é repleto de construções charmosas, grande maioria do século XVII. Entre as construções estão o Hôtel de Ville (Prefeitura) e a La Maison du Roi (Casa do Rei) ou Musée de la Ville de Bruxelles. Aqui literalmente é o coração de Bruxelas! Não é por acaso que tem título de Patrimônio da Humanidade. A noite o lugar fica tão lindo quanto de dia! 

A praça mais bonita da Europa!



A cada dois anos na Grand Place acontece o famoso carpete feito de flores encantando o mundo inteiro com tamanha beleza. O que mais me encanta na Grand Place são as fachadas douradas e a as construções com torres altas! 




Hôtel de Ville – É a prefeitura de Bruxelas. Uma obra prima da arquitetura gótica. Considerada, a torre mais alta dentre as construções da Grand Place e a única medieval. Sua construção foi iniciada em 1401. Uma curiosidade da fachada: diz a lenda que o arquiteto que projetou o edifício se suicidou pulando do topo da torre logo após perceber a assimetria da fachada que estava torta. A verdade é que essas duas alas foram construídas por arquitetos diferentes. 





La Maison du Roi - É o museu da cidade de Bruxelas. O edifício tem um estilo neo-gótico com uma mistura em francês e holandês. Mas nem sempre a casa foi um museu, durante o século XIII o edíficio funcionava como um mercado de pão. 



DICA: Para os amantes de Hard Rock Café esse é o local. Fica bem aqui perto!

Manneken Pis - Um dos principais símbolos da Bélgica. Símbolo do espírito livre e rebelde da cidade: um garotinho fazendo xixi. A lendária escultura do menino fazendo xixi tem 60 cm de altura e é ponto turístico obrigatório a quem vem a Bruxelas. Há duas lendas sobre ele: uma diz que o menino salvou a cidade ao urinar sobre o pavio de explosivos e já outros falam que a criança era filho de um general e sumiu durante a guerra, fato que fez com que todos procurassem a criança parando a guerra, logo que foi achado a guerra terminou, por isso a criança foi considerada como o motivo que zelo a paz. Manneken Pis foi exibido pela primeira vez em 1619. Ah, vale dizer que durante os grandes eventos na cidade a roupa dele sempre muda! hahah. São quase mil trajes! Todos eles podem ser vistos no museu da cidade. A estátua atual é uma réplica porque a original foi roubada diversas vezes. Mas onde está a original? Guardada em segurança no Museu da Cidade de Bruxelas (Maison du Roi). O que importa é que o “menino mijão” tem que estar no seu roteiro! haha. Manneken Pis - Fica entre a Rue de l'Êtuve/Stoofstraat e Rue du Chêne/Eikstraat.



Uma versão moderna do Manneken Pis é a Jeanneke Pis. Uma estátua feminina que faz xixi! Apesar que não ser tão famosa quanto o garotinho, ela fica em um beco sem saída protegida por grades para evitar o vandalismo.



Bruxelas tem váaarias estátuas diferentonas espalhadas pela cidade! Além disso tem coleções de arte de rua em quadrinhos em mais de 50 murais espalhados nas paredes dos edifícios. 




O famoso Delirium não pode faltar no seu roteiro! hahah. O Café Delirium é um estilo bar pub para qualquer amante de cerveja ir a loucura. Tem uma enorme variedade de cervejas do mundo inteiro! Sendo as belgas literalmente as melhores. haha! O lugar é muito bem decorado e bonito. O menu tem mais de 2.000 cervejas. Não é por acaso que o Delirium faz parte do Guinness! Fica na Impasse de la Fidelité, 4A.




Saint Michel Cathedral - Para quem adora visitar igrejas durante sua viagem coloque essa em seu roteiro. A catedral é linda! Sua arquitetura é impressionante e dentro mais bela ainda.. É uma jóia gótica! Tem várias pinturas e esculturas da arte sacra. 



Mont des Arts (Kunstberg) tem uma vista maravilhosa de Bruxelas. É o lugar onde faz a ligação entre a Cidade Alta à Cidade Baixa, a Place Royale à Estação Central. Construído para a Exposição Universal de 1910 foi reformado 50 anos depois. 




Royal Palace of Brussels - O Palácio Real de Bruxelas é a demonstração da monarquia belga. Uma construção belíssima! Mas nada comparado a sua beleza interior. Atualmente é residência administrativa e o lugar de trabalho do Rei belga. Durante o verão o Palácio Real tem a tradição de abrir suas portas a visitantes. Além de toda essa beleza temos um charme de jardim de entrada e fica bem em frente ao Parc de Bruxelles que tem uma área bem verde onde as pessoas aproveitam para correr e descansar. 






Place du Grand Sablon – Uma das melhores praças da cidade. Lugar super agradável cheio de mesas ao ar livre, lojas de souvenir, cafés, chocolates e restaurantes. Ah, por aqui fica os principais antiquários da cidade. 




No bairro Quartier Europeen fica a U.E Quarter (Quartier des Institutions Europeennes) – É onde ficam as instituições europeias como o Conselho Europeu, o Comité Econômico e Social Europeu e o Parlamento Europeu. Tem uma arquitetura muito moderna! Os edíficios do parlamento é uma visita para qualquer pessoa que tenha interessa nas operações da UE. Para chegar ao Parlamento Europeu a estação mais próxima é a Bruxelas-Luxemburgo que fica na Praça Luxemburgo. 




Parc du Cinquantenaire – É um parque muito lindo! Foi criado para celebrar o 50º aniversário da independência da Bélgica em 1880. Fica na região moderna onde fica o Arco do Triunfo belga. Metro mais próximo é da Estação Merode. 

Arcenseur de Marolles – elevador de vidro que liga a cidade alta da baixa. Fica bem ao lado do palácio da justiça.

Atomium – Contruído temporariamente para a Feira Mundial Expo 58 porém ganhou uma imensa popularidade e ficou. Mas o que é o atomium? É um átomo de ferro gigante com 130m de altura representando um átomo ampliado em 165 bilhões de vezes. Considerado um ícone de Bruxelas! Dentro de cada esfera tem diferentes exposições. A entrada custa 12 euros e tem uma vista linda em 360º.  Fica localizado na parte norte de Bruxelas. Aberto todos os dias das 10h às 18h. Metro mais próximo: linha azul em direção Roi Baudoin – desce na penúltima estação chamada Heysel.

Mini Europe – Ícone da feira mundial de 1958 em Bruxelas. Um parque com várias miniaturas de atrações da Europa inteira. Por exemplo, tem a Torre Eiffel em miniatura, o muro de Berlim, a Grand Place, a Torre de Pisa, entre tantas outras. Cada país é representado por uma atração por aqui!


Onde nos hospedamos em Bruxelas: Ibis – Hotel super bem localizado! Perto de vários restaurantes, pontos turísticos, estação de metrô, supermercados e farmácias. Padrão Ibis nota dez! Cama confortável, piso sem carpete (um ponto muito forte já que a maioria dos hotéis da Europa tem carpetes o que se torna um problema para os alérgicos e acúmulos de sujeira), limpeza completa, banheiro tamanho ok e o atendimento excelente. 


Sei que Bruxelas é apaixonante! Tudo encanta naquele lugar.. E não vemos a hora de voltar. E você? Já conhece Bruxelas? Gostou das dicas?! Conta aqui para gente! 



12 comentários:

  1. Morri de saudades lendo esse post!!! Eu também amei Bruxelas, e fico intrigada porque conheço muitas pessoas que não gostaram... como pode não gostar de um lugar com tantas delicias pra comer né?! kkkk
    A foto de Mont des Arts tá perfeita!!!! Amei! Quando eu fui choveu todos os dias =/

    ResponderExcluir
  2. Apenas passando mal com esse post! Bruxelas ta super na minha lista, mas já vi que 3 fazer dieta 3 meses antes de ir hahahaha... quanta tentação! Aqui, quantos dias vocês ficaram? fizem coisa a beça

    ResponderExcluir
  3. Bruxelas realmente é uma cidade fantástica! Apesar de muitos considerarem quase uma cidade de passagem (inclusive eu mesma passei apenas uma dia), isso é um equívoco! Essa capital merece mais tempo para conhecer todos os seus pontos! Com certeza vou voltar por lá! Parabéns pelo post! Está muito completo e as fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, as fotos estao lindas, bem tratadas, as cores e a iliminacao maravolhosas!
    em segundo lugar: morri! rs
    Meu Deus, Bruxelas deve ser incrivel mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Como é bela essa cidade, toda colorida e alegre. Sempre sonhei conhecer Bruxelas, me falaram que a gastronomia é imperdível! Está nos meus planos de conhecer no próximo ano, tomara que se concretize!

    ResponderExcluir
  6. Que post maravilhoso!! Nossa fiquei muito encantada com suas fotos e que lugar maravilhoso!! Apaixonante!! Eu amo arte e design e o Art Nouveau é um dos meus movimentos favoritos!! Me deu muita vontade de conhecer esses lugares hoje!!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que minha prioridade em conhecer Bruxelas é pra provar os waffles, depois que vem a arquitetura e etc, salivei com as fotos aqui kkkkkkkkkk. Post show amigos. abraços

    ResponderExcluir
  8. Post bem completo sobre o que fazer em Bruxelas! Infelizmente, só passei uma noite na cidade e não consegui conhecer nem metade de tudo que vcs indicaram. Mas confesso que não curti a Mini Europe. Achei um passeio bem dispensável. Mas amei a Grand Place e fiquei triste de não ter visto o "menino mijão" vestido! rsrsrs! E nem sabia que tinha a estátua de uma menina tb. Vou tentar conhecer quando retornar a Bruxelas. E espero não demorar!

    ResponderExcluir
  9. Uauuu. Que post maravilhoso de Bruxelas. Praticamente tudo que preciso saber para o meu roteiro. Será que eu consigo visitar tudo em 4 dias?

    ResponderExcluir
  10. Ah!! Eu estive em Bruxelas esse ano viajando sozinha. Passei só um dia mas eu adorei! Pena que o tempo tava um pouco nublado. Suas fotos de la ficaram maravilhosas, like always!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo post, media de preço por dia?

    ResponderExcluir
  12. A Bélgica é linda. Adoro esse país, muita comida boa, cervejas maravilhosas e os chocolates então, nem se fala. Fora que não é tão caro quanto outros países badalados.

    ResponderExcluir