O destino de hoje é a capital do estado de Minas Gerais: Belo Horizonte. Fundada em 1897 a capital mineira atualmente tem 2,5 milhões de habitantes. "Beagá" como carinhosamente é chamada tem uma culinária muito gostosa, um povo muito receptivo e várias obras arquitetônicas do grande Niemeyer. Gente, o destino de hoje é "baum demais da conta"! rs.
Vamos turistar? Confira nossas dicas do que consideramos imperdível para você turistar:
Complexo Turístico da Pampulha é um dos lugares mais bonitos de Belo Horizonte. São cinco edifícios construídos em torno do espelho d’água em volta de lindos jardins projetados por Burle Marx. O complexo de lazer foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
- Lagoa da Pampulha é o cartão postal mais conhecido da cidade. Antigamente era frequentado por banhistas porém a partir do anos de 1980 começou a ser poluída pelos córregos e fábricas ao seu redor.
- Museu de Arte foi construído para abrigar um cassino do qual chegou a funcionar até o fim da década de 40. Com forma de uma grande caixa de vidro com paredes revestidas de ônix e colunas de aço inoxidável abriga um acervo de 1.400 obras. Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9h às 17h.
- Igreja São Francisco ou Igreja da Pampulha é uma das primeiras obras de arte do renomado Niemeyer que marcou sua carreira. Tem uma arquitetura muito moderna. Fato interessante: a igreja católica se recusou a consagrá-la por mais de uma década. Horário de funcionamento: de terça a sábado das 9h às 17h e domingo das 8h às 12h.
- Casa do Baile foi construída para ser um espaço de bailes e shows. Atualmente abriga o centro de referência em Urbanismo, Arquitetura e Design. Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 17h, exceto quinta-feira das 9h às 21h.
- Casa Kubitschek é a casa museu que conta a história de uma casa modernista dos anos de 1940 a 1960. A casa foi construída para ser a residência de final de semana do até então presidente Juscelino Kubitschek em Belo Horizonte. Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 17h, exceto quinta-feira das 9h às 21h.
Foto: Amanda Roth | arquitetandorotas.wordpress.com |
Mineirão é o quinto maior do Brasil. Abriga o Museu Brasileiro do Futebol do qual organiza exposições interativas e tem um rico acervo sobre o universo do futebol. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 9h às 17h, nos finais de semana e feriados das 9h às 13h.
Foto: Divulgação |
Mineirinho foi inaugurado em 1980 para ser um ginásio poliesportivo coberto. É um dos principais palcos para grandes shows e eventos com capacidade de 25 mil pessoas.
Mercado Central é considerado o terceiro melhor mercado do mundo ficando atrás somente do Mercat de la Boqueria em Barcelona e Borough Market em Londres. São 400 bancas com diversas opções de queijos, cachaças, temperos, flores, etc. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 18h e no domingo e feriado das 7h às 13h.
Igreja São José é uma das igrejas mais bonitas que já vi. Construída em 1902, fez parte da história da cidade e tem uma arquitetura eclética com influência neogótica. A igreja é tão linda por dentro como por fora! Recentemente passou por uma restauração deixando-a mais linda. Horário de funcionamento: todos os dias das 6h às 22h.
Praça da Liberdade é uma praça arborizada inspirada nos jardins do Palácio de Versalhes na França. Ao redor da praça tem vários prédios históricos do século XIX.
- Palácio da Liberdade é a sede do Governo do Estado de Minas Gerais. A mostra da influência européia na arquitetura da época da inauguração de Belo Horizonte.
Foto: Divulgação |
- Centro Cultural Banco do Brasil CCBB é o centro cultural considerado o pioneiro no incentivo à cultura desde 1989. O prédio da década de 30 tem galerias de exposições, teatro e um fabuloso café. Horário de funcionamento: de quarta a segunda das 9h às 21h.
- Edifício Niemeyer é um prédio referência da arquitetura moderna no Brasil. Sua arquitetura moderna foi inspirada por Niemeyer nas curvas sinuosas das montanhas mineiras. Quem passa por baixo acha que o prédio tem mais de 10 andares, quando na verdade possui apenas 8 andares.
- Memorial Minas Gerais Vale é o lugar onde mostra a alma e as tradições mineiras em uma forma original e bem interativa. Horário de funcionamento: terça, quarta, sexta e sábado. das 10h às 17h30, com permanência até às 18h, 5ª das 10h às 21h30, com permanência até às 22h, domingo das 10h às 15h30, com permanência até às 16h
-Biblioteca Pública Estadual é a principal biblioteca da cidade. Projetada por Niemeyer em tem capacidade para 220 pessoas.
- Museu das Minas e do Metal é o museu que conta a história sobre a mineração das Minas Gerais e expõe o universo dos metais. Horário de funcionamento: de terça a domingo das 12h às 18h e na quinta das 12h às 22h.
- Casa Fiat de Cultura é onde fica o antigo Palácio dos Despachos. Tem várias mostras de artes com palestras e atividades educativas. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 10h às 21h, finais de semana e feriados das 10h às 18h.
Palácio das Artes é um dos maiores espaços culturais da capital.
Museu de Artes e Ofícios é uma belíssima construção onde fica um acervo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. O lugar lembra muito a Estação da Luz em São Paulo. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 12h às 19h, finais de semana e feriados das 11h às 17h.
Parque das Mangabeiras é uma área verde da cidade com cerca de 2,3 milhões de m² de matas nativas. Foi elaborado por Burle Marx. O parque tem quiosques, espaço para shows e teatro. Horário de funcionamento: de terça a domingo das 8h às 18h. Sendo entrada permitida até as 17h.
- Mirante Mangabeiras é o mirante dentro do Parque Mangabeiras que tem uma vista panorâmica bastante privilegiada da cidade. É considerada a vista mais linda de Beagá! Espetácular. Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 22h.
Belo Horizonte é uma cidade encantadora. Espero que façam uma boa viagem a esse destino tão lindo! Se você já conhece a capital mineira deixe nos comentários a sua experiência. Mas se você ainda não conhece, não perca tempo e programe sua viagem. Reserve seu hotel aqui pelo booking com os melhores preços para o seu bolso!
Leia mais dicas sobre Belo Horizonte:
Keul, adorei o post! Só a BH uma vez e foi tão rapidinho... Com suas dicas fiquei louca pra voltar!
ResponderExcluirCaraaaca, que post mega completo. Sempre vou a BH, mas normalmente a trabalho, nunca consigo passear para conhecer essas belezas que a cidade proporciona. Achei linda a Igreja São José, quero ir lá conhecer. Dessa lista, acho que só conheco a Praça da Liberdade... e, claro, alguns bares e restaurantes ;)
ResponderExcluirbeijão
BH é realmente uma cidade íncrivel com diversas atrações. Não conheço ainda, porém depois de ler o seu relato me encorajou ainda mais a conhecer. Obrigado por compartilhar suas dicas!
ResponderExcluirPuxa vida... acho que poderia ter citado o nosso Inhotim. Tecnicamente, não fica aqui em BH, mas na das cidades da região metropolitana, Brumadinho. O local é fantástico, um museu a céu aberto!
ResponderExcluirTem tanto tempo que estive em BH a última vez! A cidade deve estar bem diferente. Já vi que preciso voltar, pois tem muita coisa legal para fazer! :)
ResponderExcluirTive o prazer de conhecer alguns destes pontos com a galera no encontro da RBBV ano passado! Foi bom demais!!! As comidinhas do Mercado Central, então... kkk
ResponderExcluirBelo Horizonte é realmente uma cidade fantàstica! Gostei muito da gastronomia e o mercadão foi um dos locais que mais gostei de visitar!
ResponderExcluir;)
Otimo post!
E de repente, leio um post completissimo sobre os lugares imperdíveis de Belo Horizonte 6meses apos ter ido e sem saber o que fazer. Adorei cada dica e então cada foto ! são super coloridas e isso adoro ! Não sabia do mercado e então iria adorar conhecer ja que fomos no mercado de Londres, Barcelona, Marrakech e Istanbul.
ResponderExcluirEntão quando fomos, passei os dias no parque municipal onde tinha, atrações para crianças :-)
Eu morei em BH durante algum tempo e meus programas favoritos eram andar de bike na Lagoa da Pampulha, ficar de bobeira na Praça da Liberdade e curtir um piquenique no Mangabeiras. Bao dimais rs
ResponderExcluirrealmente ótimas dicas, afinal conhecer Belo Horizonte é obrigatório pra todo o brasileiro, eu adorei a cidade, uma pena que não conheci tantos lugares, foi tudo muito corrido! :D
ResponderExcluirJá fui tanto para BH, mas sempre a trabalho e infelizmente nunca tive a oportunidade de conhecer a cidade. Confesso também que não tinha noção que o local tinha tanta coisa bacana.
ResponderExcluirMorro de vontade de conhecer a igreja da Pampulha, deve ser incrível. Que post bacana. Vou ter que voltar pra cidade dessa vez para turistar.
BH é um destino que ainda preciso conhecer e lendo o post descobri quantos lugares interessantes. Ah e quanta beleza arquitetônica, essa lagoa é um cartão postal obrigatório para se conhecer e aproveitar esticar até o famoso Inhotim. Amei o post!
ResponderExcluiradorei o efeito da primeira foto da Igreja São José! achei super colorida, com certeza irei visitar! tambem quero ver a cidade do mirante das mangabeiras!
ResponderExcluirJuro que não sabia que Belo Horizonte tinha tantas opções assim para conhecer, na verdade BH é grande metrópole, mas nunca me despertou esse desejo todo. Agora depois de ler as suas dicas vou ter que repensar meu conceito e ir conhecer a capital mineira. Um grande abraco @viajandodebarraca
ResponderExcluirAinda não conheço BH mas estamos planejando uma ida a Minas ainda esse ano. Adorei as dicas e ja está tudo anotado para completar nosso roteiro. Muitos lugares interessantes, de arquitetura lindíssima e muita história. Ótimo post. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirE eu ainda nao conheco Belo Horizonte. Como assim?
ResponderExcluirKeul, adorei o post!
ResponderExcluirPrecisamos ir a BH com calma para executar um desafio e depois de ler suas dicas, quero ficar mais dias para passear pela capital mineira.
Beijos!!!
Ahhh, meu sonho conhecer BH! Lindo demais.
ResponderExcluirEssa Igreja São Francisco é uma gracinha, vejo fotos e tenho muita vontade de conhecer.
Essa São José nunca tinha visto. Uauuu que interior belíssimo.
A Praça da Liberdade me lembrou o Jardim Botânico do RJ com as palmeiras.
E amei a dica desse mirante.
Aliás, amei todas as dicas, fiquei com mais vontade ainda de conhecer. Parabéns!
Suas fotos são incríveis, sempre com muita cor, vocês usa algum filtro ou é característica da sua câmera?
Beijokas
BH é muito bonita, preciso conhecer essa cidade e seus pontos turísticos, e quem sabe ver um jogo no mineirão rsrs, muito bom o post.
ResponderExcluirNóóóó, como fiquei encantada com BH! Cada construção linda e pessoas tão simpáticas e prestativas! Adorei suas fotos dos estádios! Estou doida pra voltar e curtir mais a vida noturna de BH!
ResponderExcluirAdoro Minas Gerais, esse estado tem cidades incríveis, com muita natureza e história! Mas, tá aí, nunca fui na capital... E eu que pensava que só tinha a Lagoa da Pampulha, mas a cidade tem lugares incríveis para se conhecer! Adorei e quando tiver a oportunidade vou visitar!
ResponderExcluirComo não amar BH???? Eu amo tudo, mas com certeza meu preferido é o Mercado Central e as feirinhas, amo de paixão.
ResponderExcluirPreciso nem dizer que mais uma vez arrasou nas fotos. Belo Horizonte é uma das poucas capitais do Brasil que não conheço, estou precisando tomar vergonha na cara e dar uma chegadinha lá, rs. Anotei todas as dicas! Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirNão conheço mas tenho muita vontade de conheceer. Muitas dicas legais nesse post, show! Adorei a Lagoa da Pampulha e a Praça da Liberdade.
ResponderExcluirQue bacana ler sobre Belo Horizonte. Reclamante parece ser uma cidade muito rica em opções.
ResponderExcluirJá ouvi falar que existe uma rota gastronômica bem legal também.
Quanto a Igreja de São José, fiquei muito impressionada com sua beleza. Maravilhosa.
Adorei o post!
Acredita que ainda não conheço BH? Sou doida pra conhecer mas nunca consegui conciliar com os feriados rs... adorei suas dicas!
ResponderExcluirQuero muito conhecer BH. Não sabia que haveria tantos lugares para conhecer!
ResponderExcluirBH é maravilhosa e tem tanta, mas tanta coisa massa pra ver! Dá pra "perder" mais de um dia na Lagoa da Pampulha e região... e nem falando da comida! Gente, amo BH!
ResponderExcluir