quinta-feira, 13 de abril de 2017

Onde comer em Paris: o clássico Le Relais de l’Entrecôte

Paris tem uma gastronomia conhecida mundialmente. A cidade é referência quando se trata de bistrôs. Paris, como toda cidade grande tem milhares de opções para comer e beber. Hoje vamos falar sobre um clássico parisiente: o “Le Relais de l’Entrecôte”. O restaurante que você tem que experimentar na sua ida a Paris. 


Foto: Expresso Paris
O famoso Le Relais de l’Entrecôte é conhecido por ter o melhor entrecôte de Paris, por isso é sempre tão agitado e lotado. Servem somente um único prato principal: steak bovinho com um molho com ervas misterioso (que diga-se de passagem é maravilhoso) e batata fritas bem crocantes. Gente, esse entrecôte é divino! Para quem não sabe entrecôte é um corte de carne. 


Como é a experiência? Logo que você se acomoda em sua mesa (que por sinal é bem colada a outras mesas – coisas de parisiense) a garçonete trás sua entrada: salada verde com nozes e uma cesta de pães, em seguida a garçonete pergunta qual o ponto da carne que você deseja, ao chegar seu prato você é servido duas vezes – eles assim que seu prato estiver no final te servem mais carne e batatas fritas com molho. Gente o prato é simples e direto mas garanto valer a pena. O atendimento é muito rápido e eficaz! Durante nosso jantar em St-Germain-des-Prés formos atendidas por uma brasileira chamada Anita. Servido duas porções de carne e batatas fritas. De sobremesa tem profiteroles, creme brulee, bolo de chocolate, etc. 





Até hoje ninguém tem certeza sobre o que tem nesse molho que o torna tão gostoso. O mistério continua a sete chaves! Uma vez, em 2007, o jornal francês Le Monde se arriscou dizer que o molho era feito com fígado de frango, tomilho, creme, mostarda, manteiga, sal e pimenta, mas nunca foi confirmado pelo restaurante. A fórmula original foi criada em 1959 por Paul Gineste de Saur, depois sua filha Marie-Paul continuou seu legado. 



O ambiente é bem francês, sendo clássico e romântico. É impossível estar em Paris e não sentir o romance no ar! Paris: a cidade do amor. <3 O Le Relais de l’Entrecôte é o verdadeiro bistrô parisiense.



Aberto para almoço e jantar, o restaurante costuma ser muito movimentado chegando a ter filas todos os dias em Paris. É o lugar preferido de moradores e turistas! O preço do prato é 26,500 euros. Horário de funcionamento: diariamente das 12h às 14h30 e das 19h às 23h30; nos finais de semana e feriados das 12h às 14h45 e das 19h às 23h30.


Onde estão os "Le Relais de l'Entrecôte":

MARBEUF
Endereço: 15 Rue Marbeuf. *Entre a Av. George V e Champs Elysées. 
Tel: +33 1 49520717
Metrô mais próximo: Frankin Roosevelt (Linhas 1 e 9).

ST-BENOÎT
Endereço: 20 Rue Saint Benoit. *Bem no coração de Saint Germain des Près, perto da igreja que aparece em Meia Noite em Paris.
Tel: +33 1 45491600
Metrõ mais próximo: St-Germain (Linha 4)

MONTPARNASSE
Endereço: 101 Bld du Montparnasse. *Bem próximo ao Jardin du Luxembourg.
Tel: +33 1 46338282
Metrô mais próximo: Vavin (Linha 4).


37 comentários:

  1. Eu, francesa e parisiense, não conhecia esse restaurante. Devo ter vergonha ? KK
    Quando chegarmos em Paris, final de abril, iramos comer uma entrecôte la, para poder comentar sobre e confirmar que esse endereço é ótimo :-)

    ResponderExcluir
  2. Huuuumm, parece delicioso esses pratos eim!
    Me deixou com vontade. Quando passei por Paris não passei por ai =/

    ResponderExcluir
  3. Que interessante Keul. Esses dias, eu vi uma propaganda em uma revista falando desse prato. Então, passei em frente a um shopping aqui e vi o tal restaurante da propaganda. Agora, vejo o seu post sobre isso. Acho que é uma mensagem para eu experimentar, ha ha. Não precisa ser em Paris não... Acho que vai ser por aqui mesmo, por enquanto, he he he... Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    ResponderExcluir
  4. O local parece ser mesmo muito chic e até tradicional, mas não sei se me agradaria entrar em um restaurante que serve apenas um tipo de prato, no maior estilo "menu turista". Sou chata para essas coisas, mas quem sabe....

    ResponderExcluir
  5. Adoro seus posts sobre gastronomia em Paris, fico só na vontade de voltar logo pra cidade. rs.
    Abriram um entrecote em SP não? A ideia deve ser a mesma, mas duvido que tenha molho especial. rs.

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana! Sou fã de entrecotê e com certeza vou anotar a dica quando for a Paris. Pareceu sim bem servido, e fiquei muito curiosa pelo sabor do molho secreto maravilhoso :)

    ResponderExcluir
  7. Que prato lindo! Até deu água na boca aqui. haha
    A França no geral é referência mundial em gastronomia, até hoje só visitei Nice, mas já foi suficiente para me apaixonar pela comida do país.

    ResponderExcluir
  8. Humm me deixou com água na boca! Pena o preço ser tão salgado hehe
    Mas parece delicioso! :)

    ResponderExcluir
  9. Oi, oi... Aqui no Brasil tem o L' Entrecôte de Paris: sabe se é o mesmo, ou é imitação?! O sistema é parecido, de prato único de carne com batata frita. Eu nunca fui, pois não como batata frita, mas amigos que foram adoram.

    De qualquer forma eu gostei muito do que você fala de ser uma experiência francesa! :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, fui neste restaurante há muitos anos e confesso que desde que vim morar em Paris, nunca mais fui. Até porque o que não falta aqui são ótimos restaurantes. Por isso que é complicado dizer qual é o restaurante preferido dos moradores. Digamos que a cada estação, eles têm um preferido...

    ResponderExcluir
  11. Uma das coias que penso quando se fala em Paris é justamente a culinária, aquela coisa refinada... Ver essas batatas aí até dá um alivio! E deve ser delicioso esse restaurante, hmmmm

    ResponderExcluir
  12. Sou vegetariana, já não rolaria este restaurante. Se bem que, amei a entrada e iria por isso acompanhar minha família no restaurante, comendo, claro, também a batata frita. Amei o post.

    ResponderExcluir
  13. Gente, quantas delícias!
    Abriu o apetite e pior, estou bem longe de Paris.
    Por mais que seja caro, acho que vale a pena, Não é sempre que se tem a oportunidade de fazer um tour gastronômico na França.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Adoro esse restaurante!!! Mesmo sem opção no cardápio, é sempre uma boa pedida...

    ResponderExcluir
  15. Que delícia, não conhecia. O preço é bom, eu achei. Boa dica

    ResponderExcluir
  16. Nhami, adoro post saborosos! Fui no L´entrecote de Paris em Sao Paulo mas confesso que não achei graça! Esperava mais... sei lá, batata frita e uma carne pra fazer todo esse sucesso... não teve o meu voto ;/
    Sim, o molho é uma delícia, mas eles fizeram um jogo de Marketing incrível para ter esse sucesso todo. beijao

    ResponderExcluir
  17. Nao sabia da existencia desse restaurante. As fotos me deixaram com agua na boca, mas achei o preco um pouco alto para os meus padroes de mochileira hehe Mas pra quem tem um orcamento melhor, acho que vale a pena o investimento!

    ResponderExcluir
  18. Quanta saudade tenho de Paris!!! Não conhecemos o Le Relais.. o máximo que conhecemos é o L' Entrecôte de Paris aqui do Rio de Janeiro, que é muito bom. Mais um motivo para voltar a essa cidade Linda

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia este restaurante, mas fui a um com nome parecido e até confundi: L'entrecote de Paris, numa travessa da Champs Elysee. Cidades grandes e turísticas têm cada pega-turista, né? Por isso é legal receber dicas assim!

    ResponderExcluir
  20. Já tinha ouvido falar desse restaurante e seu post veio me lembrar em uma ótima hora. No fim do ano devo estar em Paris novamente, quem sabe não vou lá conhecer?

    Bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

    ResponderExcluir
  21. Já estive algumas vezes em Paris, mas sempre com a pequena a tira colo e acabamos não explorando muitos restaurantes.

    Em junho estou voltando para lá, já tenho a dica de um para conhecer.

    ResponderExcluir
  22. Que incrível este lugar! O prato parece ser muito bom! Não conheço Paris, mas quando for quero conhecer este restaurante. Obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  23. Gente, e eu não tinha ouvido falar nesse lugar. Fiquei com água na boca ao ler o post e já anotei a dica para minha próxima viagem a Paris. Parabéns pelo post, super completo.

    ResponderExcluir
  24. Em função da fama da gastronomia francesa sempre tive curiosidade de comprovar essa experiência. Seu post me deixou com mais vontade ainda de experimentar. Ah quando eu visitar Paris vou nesse restaurante clássico. Me deixou com água na boca!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que delícia de post. Já tinha ouvido falar nesse prato e fiquei curiosa para experimentar. Ainda não tenho planos de visitar Paris mas com certeza essa dica já está anotada. Jamais que vou perder essa experiência. Obrigada por compartilhar, amo seu blog.

    ResponderExcluir
  26. Amei a dica!!!! Não conhecia esse restaurante. Passamos em frente em vários lugares, mas não paramos para experimentar... Vamos ter que voltar! Essa coisa das mesinhas grudadas uma nas outras dá até nervoso! kkkkk Mas como amo tudo em Paris, isso é o de menos!

    ResponderExcluir
  27. Aquele bife com batata frita que você respeita. Simplesmente amo esse prato e neste restaurante foi um dos melhores lugares que já o experimentei. Super recomendo essa dica!

    ResponderExcluir
  28. Humm esse é daqueles post delícia hehe.. muitoo bom deu água na boca. O curioso é servir somente um prato né? Obrigada pela dica bjss

    ResponderExcluir
  29. Eu estou sonhando com Paris! Quem sabe irei na minha Lua de Mel... Enquanto isso fico lendo os posts e anotando todas as dicas de lá!

    ResponderExcluir
  30. Vejo tanta dica legal sobre Paris, que já estou começando a mudar minha opinião sobre conhecer a cidade, nunca tive essa extrema vontade de conhecer lá. Tenho outras prioridades em minha lista, mas com as dicas que ando vendo, vou ter que mudar meus planos. Muito bom o Post e post de comida perto do almoço é judiação...

    ResponderExcluir
  31. Que dica maravilhosa!
    Não conhecia esse, fiquei babando no prato aqui.
    Com certeza vou querer ir lá quando voltar em Paris.
    Adorei a dica.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  32. Que misterioso esse molho!! Parece até a fórmula da Coca Cola heheheh. Fiquei com água na boca só de ler. Vontade de pegar um vôo "rapidinho" para ir lá provar.

    ResponderExcluir
  33. Uauuuuu! Eu amo conhecer bons restaurantes quando viajo, sempre separo, pelo menos, um por cidade. Mas grandes cidades, como Paris, merecem um por dia, né?
    Na próxima visita vou conhecer este!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  34. Já amo esse restaurante aqui no Rio de Janeiro, em Paris deve ser mais maravilhoso ainda! Hahaha me deu até fome isso!!!

    ResponderExcluir
  35. Primeiro queria te dizer que eu adoro essas suas dicas pontuais! Muito legal pra quem tá organizando o roteiro. Segundo que eu fiquei doida pra conhecer!!rsrs Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Que lugar lindo! Aqui no Rio tem o L'entrecote Paris, muito bom! O molho é sensacional e a carne muito boa. Ótima dica em Paris.

    ResponderExcluir
  37. Entrecôte é sempre um classico! esse devia estar muuuito bom, especialmente o molho! vou por na minha lista de restaurantes

    ResponderExcluir