quarta-feira, 21 de junho de 2017

O que fazer em Brasilia: Memorial JK

Muita gente se equivoca achando que Brasília é só corrupção. Não gente! Brasília é mais que isso. É uma cidade linda com várias atrações imperdíveis! Entre elas, hoje vamos falar sobre o Memorial Juscelino Kubitschek. Vamos turistar? 


O Memorial Juscelino Kubitschek (JK) conta a história de Brasília e do Presidente Juscelino Kubitscheck com acervos muito raros e importantes. Será que você sabe quem projetou? Claro que foi grande arquiteto Oscar Niemeyer! Essa atração é um conjuto de memorial, museu e mausoléu ao mesmo tempo. 


"O espaço onde a história de ontem é sempre atualizada e oferece novas maneiras de serem contadas e múltiplas formas de ser percebida."


Inaugurado em 1981, o memorial tem o objetivo de contar a história devida do Presidente Juscelino Kubitschek mostrando sua vida, seu trabalho e toda a sua dedicação ao povo brasileiro.


As principais maquetes de Brasília são expostas por aqui. É muito interessante perceber o quanto o Memorial foi muito bem planejado! 


Já que o Memorial é do nosso querido Presidente JK, nada mais justo que ser recebido pelo próprio né? rs! Como?? Graças a tecnologia avançada de 4k temos um vídeo tridimensional que reconstitui a construção de Brasília os seus visitantes. 


Na Sala de Metas, o próprio presidente Kubistchek apresenta o slogan “50 anos em 5” por meio de seus grupos de metas definidas para o seu governo. Temos documentos raros e peças que fazem parte da história de Brasília! 


 




Em seguida fica a Biblioteca Particular de JK. A biblioteca foi toda transferida do seu antigo apartamento no Rio de Janeiro! A exposição é toda original incluindo os móveis, as obras escritas por JK, livros favoritos e a coleção de livros de Shakespeare presenteada pela Rainha Elizabeth II do Reino Unido.










Em seguida, temos o gabinete de dona Sarah Kubistchek, a sala de onde a primeira dama trabalhava desde a inauguração do Memorial JK. Tudo exatamente como era antes! 






No andar superior fica o espaço “JK e seu tempo”. É exposto os grandes feitos da “Era JK” com o Brasil! O vídeo de apresentação permite o visitante uma viagem no tempo em um Brasil dos anos dourados (1950-1960).



Mostra roupas e acessórios da moda nos anos de JK (1950, 1960, 1970) sendo tudo original da Família Kubitscheck.


Sobre a vida política tem documentos, condecorações durante o período de sua vida pública, homenagens de reconhecimento, fotografias. 


Para finalizar temos o mausoleo onde o Presidente JK se encontra. Reparem bem nos famosos vitrais de Marianne Peretti que retrata a morte. Cada cor significa algo, roxo é a cor da morte, branco da paz e vermelho do amor. 



Só quem turista por aqui sabe o quanto é interessante esse passeio. Por isso gente, vale a pena conhecer o Memorial JK. Separe entre 1h e 2h para visitar tranquilamente o memorial. O ingresso custa R$ 10 e a meia R$ 5.



Telefone: (61) 3226-7860

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9h às 18h.

Endereço: Eixo Monumental, Lado Oeste – Praça do Cruzeiro


19 comentários:

  1. Ah, ótima dica! Vamos dia 01 de julho para Brasília e agora, quero muito ir a este memorial. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Brasília tem muita coisa pra fazer! Fui no Memorial JK ano passado, apesar de ter nascido na cidade. Adorei o post, Keul!

    ResponderExcluir
  3. Ana Raquel, acho que nunca tinha lido um post sobre este lugar. Muito obrigada pelo post tão detalhado. Acha que o preconceito contra os políticos acaba por assombrar Brasília enquanto destino turístico?
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Não conheço Brasília, mas já tive vontade vendo seu post! Adoro posts com várias fotos e as suas estão show! Deve ser um passeio bem legal conhecer um pouco da história de JK. Espero chegar por ai em breve! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o Memorial JK. Lembro que ficava impressionada com o Mausoléu dele quando era pequena... Adorei o post. Me fez relembrar o passado

    ResponderExcluir
  6. Fui a primeira vez nesse museu quando tinha 9 anos, quantas memórias, é um ótimo passeio!

    ResponderExcluir
  7. Quando estive em Brasília, não fui ao Memorial JK, e vejo que me arrependo hoje em dia, porque é muito importante conhecer a história desse brasileiro. Parabéns pelo relato!

    ResponderExcluir
  8. Estive aí há muitos e muitos anos quando era criança... Acho que todo viajante deveria passar por Brasília e pelo memorial. Afinal é parte de nossa história né?!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse museu, adorei conhecer. É uma pena que ultimamente, Brasília esta=eja tão estigmatizada pela corrupção. Mas é um destino turístico com muito a oferecer.

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas!!! Brasília tem realmente muita coisa pra fazer. Fui quando tinha uns 15 anos... Preciso voltar e conhecer muita coisa ainda... Adorei as fotos!

    ResponderExcluir
  11. Cara, achei muito maneiro o vídeo tridimensional!! tecnologia é tudo mesmo! Deve ser um passeio muito bom! Voltamos no tempo para aprender essa parte da história do nosso país.

    ResponderExcluir
  12. Bahhh nunca tinha ouvido falar desse memorial, achei demais o vitral, adoro coisas meio pink magenta, dão um charme especial

    ResponderExcluir
  13. Quando eu vou a museus com mobiliários antigos, eu endoido. Olha essa poltrona amarela que trem lindo!!! Ainda não fui ao Memorial JK, mas fiquei interessada. Quem sabe numa próxima viagem a Brasília?

    ResponderExcluir
  14. muito massa o memorial! fui só de passagem pra brasilia, mas dei muita mancada em não ter aproveitado melhor meu tempo de escala.. fiquei quase 7h no aero e não sai de lá. sim, cuidado com a burra HAHAHA

    ResponderExcluir
  15. Que legal este post, adorei! Muitas fotinhos (que bom permitirem, né?) atiçam a vontade de visitar. Preciso ir a Brasília!

    ResponderExcluir
  16. Nunca tive a oportunidade de ir visitar a nossa capital, mas assim que der quero ir.. esse museu parece uma ótima opção mesmo, adorei conhecer um pouquinho mais com vc :)

    ResponderExcluir
  17. Eu amo turistar em Brasilia! Acho a cidade muito bonita, poética ate! E um dos grandes atrativos pra mim são os museus. Esse é o mais bonito, na minha humilde opinião de fã da historia de Brasilia e JK :) Ótimo post!

    ResponderExcluir
  18. Basta querer, que um visita que poderia ser considerada 'chata' passa a ser atraente para todas as idades! As reformas ficaram excelentes! Adorei o post e as fotocas!
    (viajantecomum.com)

    ResponderExcluir
  19. Super legal esse post, ainda não conheço Brasília, mas quero bastante, tenho lido vários posts sobre a cidade. Achei o máximo o Memorial, meu pai sempre falava muito do Presidente JK e imagino que deva ser super fascinante a visita a história dele.

    ResponderExcluir