sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Exposição ComCiência no CCBB | Belo Horizonte

O Turistando no Mundo durante o #EncontroRBBV2016 em Belo Horizonte visitou a Exposição ComCiência no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB. A mostra da artista plástica autraliana Patricia Piccini atriu mais de 1 milhão de visitantes pelos CCBBs São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Vamos turistar?



A exposição em Beagá ficou em cartaz entre 12 de outubro de 2016 a 09 de janeiro de 2017. Foi um sucesso total! Logo após a inauguração já tinham sido contabilizados mais de 200 mil visitantes. Vale lembrar que a entrada era franca! #0800




Para alguns a exposição era vista como “estranha”, já para outros era uma exposição fascinante. Isso porque a exposição ComCiência traz mutuações genéticas na arte. A artista Patricia Piccini quis apresentar algo totalmente novo: um universo de criaturas parecida com monstros com suas afeições, tudo em relação a sua pesquisa sobre ciência genética e análise do comportamento humano.



“O que eu gostaria é que as pessoas experimentassem o sentimento de fascínio e, às vezes, também de repulsa que as obras trazem. Entre o encantamento e a rejeição existe um espaço onde as pessoas podem se alojar, se emocionar e pensar sobre as obras” (Patricia Piccinini sobre a exposição em entrevista ao jornal Estado de Minas - 12 de outubro de 2016 - Matéria por Walter Sebastião).



“Eu nunca vi minhas criaturas como monstros. Principalmente porque a ideia de monstro sugere algo errado ou deformado, e para mim essas criaturas são perfeitamente formadas. Eu suponho que minha ideia de beleza não seja a convencional. Eu fico feliz em eles serem chamados de criaturas, no sentido de que são algo que foi criado – o que é muito diferente de ser um monstro” (Patrícia Piccinini em entrevista ao jornal O Tempo - 9 de outubro de 2016 - Matéria por Carlos Andrei Siquara).



As criaturas do imaginário impressionam com tanta riqueza. Alguns momentos você acha que são seres vivos! Impressionante né? 


“Acho que o mundo nunca é completamente doce ou feio, e quero que meu trabalho reflita essa verdade. Além disso, gosto de colocar as pessoas em uma jornada que vai da repulsa até a aceitação” (Patrícia Piccinini em entrevista ao jornal Pampulha - 8 de outubro de 2016 - matéria por Bárbara França).



São ao todo 43 obras divididas entre esculturas, fotografias, desenhos e vídeos. As esculturas são feitas de silicone, fibra de vidro, couro e cabelo humano. É tudo muito curioso!



Horário de Funcionamento: De quarta-feira à segunda das 09h às 20h.


Além de conhecer a Exposição ComCiência turistamos no prédio do Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB. O prédio é bem histórico e tem uma arquitetura muito bonita! Então quando você for a Belo Horizonte, visite o CCBB! Há sempre alguma exposição por lá e a visita vale a pena. Quer saber qual exposição está hoje? Confira diretamente no site oficial CCBB - BH



Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários.



Leia mais sobre Belo Horizonte em:

Quer os melhores preços de hospedagem? Consulte aqui ou aqui! Lembrando sempre que há opções com cancelamento gratuito e pagamento no hotel. 

Quer alugar um carro? Aqui na Rentcars você encontra os melhores preços, sem iof e em até 12x sem juros! 

Quer Turistar no Mundo conosco? Siga a gente no instagram @turistandonomundo e dá um like no nosso facebook

21 comentários:

  1. Esse Encontro foi demais, hein?! E essa exposição então, nem se fala! Vi duas vezes, uma em SP e a outra em BH! Incrível!! Sem contar o prédio lindo do CCBB, né?! DEMAIS!

    ResponderExcluir
  2. Ola Ana
    Achei bem diferente essa exposição. Obrigada por compartilhar.
    Bjinhos
    Thais

    ResponderExcluir
  3. fui na exposição com minhas afilhadas e apenas lamentei por nao ter uns avisos sobre o quão explicito poderia ser ahahahhaha mas de resto, fiquei impressionada pelos detalhes!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana essa exposição. Eu gosto de obras que nos faz ver o mundo com outros olhos.
    E o prédio também é lindo, hein? Adorei :)

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Nossa que incrível, chega a arrepiar. Fiquei com vontade de conhecer!! Beijos, Lala Rebelo

    ResponderExcluir
  6. Nossa, queria muito ter ido no encontro e também na exposição que é realmente fantástica! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  7. Quando fui no ERBBV deu pra passar só pela entrada da exposição e ver a escultura do menino com as cadeiras. Fiquei curiosa para ver o restante e foi muito bom conhecer as outras obras no seu post, sensacional!

    ResponderExcluir
  8. Essa exposição é simplesmente fascinante.
    Já esteve no CCBB do Rio de Janeiro... muito incrível.
    Beijos,
    Juliana Noronha

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana...

    "Acho que o mundo nunca é completamente doce ou feio" - de fato! Achei essa frase muito marcante e impactante, assim como pareceu ser a própria exposição e parece que a artista alcançou seu objetivo: um lugar entre um polo e outro onde as pessoas possam se alojar, pq tenho quase certeza que ela deve ter feito muita gente pensar. E olhe que só vi a expo através de suas fotos. Imagino o espanto que deve ter causado ao vivo.

    Em tempo, o prédio é mesmo lindo! bj

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma exposição muito incrível! Bem que podia ir para outros lugares do país, tipo Porto Alegre, né? ;)

    ResponderExcluir
  11. Essa exposição é sem dúvida alguma diferente. Fiquei impressionada com a perfeição das obras. Vale a pena ser visitada

    ResponderExcluir
  12. Eu adoraria visitar essa exposição, ainda mais nesse prédio lindo em BH. Fico torcendo para que venha para Porto Alegre também. Belíssima dica!

    Clau Bins

    ResponderExcluir
  13. Que máximo essa exposição. Adorei as criaturas estranhas, e de certa forma chocantes!

    ResponderExcluir
  14. Ouvi falar bastante sobre essa exposição! Cabelo humano, que curioso haha!! E que lugar legal em BH hein! Dica anotada, com certeza vou visitar quando for à cidade! Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Que passeio fixe! E gostei muito da exposição!

    ResponderExcluir
  16. Hey Hey! Ahhh o encontro RBBV (suspiro) rsrs Essa exposição é realmente demais. Saudades de vocês. Temos que marcar! Beijo

    ResponderExcluir
  17. Acho que o estranhamento dessa mostra nos causa um forte sentimento de reflexão. O porquê de ser estranho, o porquê de uma certa repulsa. Acho que esse é o motivo do enorme sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Achei demais essa mostra!
    Que pena que perdi! Achei as peças impressionantes! Realmente despertam emoções conflitantes!

    ResponderExcluir
  19. Oi! Gostaria muito de ter ido nesta exposição também; acredito que a artista tenha atingido os seus objetivos com as suas "criaturas". Boa você ter trazido ela até mim, obrigada! ;)

    ResponderExcluir
  20. Eu gostaria muito de ter visto esta exposição. Acredito que a artista tenha atingido os seus objetivos, provocando sentimento nos seus visitantes. Obrigada por tê-la trazido até mim! ;)

    ResponderExcluir
  21. Wow1 Estranho :D Mas de alguma maneira, bem legal de ver essas obras. Adorei o post e fotos.

    ResponderExcluir