sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Turistando no Mundo: Ópera Garnier em Paris

Paris, ah.. Paris! <3 São tantas atrações na Cidade Luz que fica difícil dizer tudo de uma vez sobre "o que fazer em Paris" sem o saudosismo. Hoje, o Turistando no Mundo vai falar sobre um dos lugares que mais encanta os viajantes em Paris: a Ópera Garnier, considerada uma das construções mais bonita da cidade.



Em 1861, o grande Napoleão III pediu ao arquiteto Charles Garnier para fazer uma construção de uma “nova ópera” de Paris. Tal construção, levou 13 anos para ser concluída por causa das interrupções da guerra com a Prússia e a revolta de 1871, sendo finalmente inaugurada em 1875, simbolizando a opulência do Segundo Império.






A Ópera Garnier tem vários estilos que vão do clássico ao barroco, fascinando os contemporâneos devido à riqueza, ecletismo e à audácia de todo plano arquitetônico e decorado criado por Garnier. Logo de cara você fica fascinado! Ela realmente é linda de todos os ângulos. A fachada de mármores de diferentes cores é cheia de esculturas, mosaicos, colunas e detalhes dourados. Seu teto verde e dourado abriga duas belas colmeias curiosas.








E o que falar sobre o interior da Ópera Garnier? Simplesmente deslumbrante! Inspirado em modelo do teatro italiano, essa obra prima é considerada um dos mais belos teatros do mundo inteiro. Tendo capacidade para quase 2 mil pessoas e um belíssimo teto pintado pelo renomeado Marc Chagall.

Vamos falar um pouco do que há dentro da Ópera Garnier:

Bassin de la Pythie – a estátua de Pítia que representa o lado escuro do teatro e suas tragédias, Pintosia faz parte da mitologia grega.


Grand Escalier – simplesmente maravilhosa! A lendária escadaria foi construída com mármore de várias cores e escadarias em espiral que levam a diferentes andares da sala de espetáculo. Abaixo da escadaria, há um verdadeiro teatro num teatro! Impressionante a beleza desse lugar. As luzes são em formato de buquês para acolherem os espectadores.




Sala de Espectáculos – Faz jus a tradição dos teatros à italiana. Foi construída para ver e ser vista! É o coração da ópera. As cores em destaque são vermelho e dourado, cores que demonstram a riqueza e nobreza. A cortina de palco foi realizada pelos pintores decoradores de teatro Auguste Rubé e Philippe Chaperon de acordo com as indicações de Charles Garnier. Possuem 1.900 assentos de veludo e um magnífico lustre de bronze e cristal sob um teto pintado por Marc Chagall em 1964. 



O teto de Marc Chagall inaugurado em 1964 é deslumbrante! Foi dedicado a vários compositores: Berlioz, Wagner, Tchaikovsky, Mozart, Mussorgsky, Ravel, Stravinsky, Debussy, Rameau. Já o centro é Bizet, Beethoven, Gluck e Verdi. Os grandes compositores!


Salon du Glacier – tem seu teto pintado por Clairin representando bacantes a dançar e faunas. Salão ao estilo Belle Époque!

Grand Foyer – salão de espelhos e de janelas, com amplas dimensões. O teto foi pintado por Paul Braudy representando temas da história da música. O salão do baile era o lugar para diversão após o show. Paredes de ouro, lustres e estátas, inclusive tem dois grandes relógios que são destaques!





Avant Foyer - a abóboda está coberta com fascinantes moscaicos, com o fundo dourado, as cores ficam mais reluzente.


Bibliothèque Musée de L’Ópera – uma coleção da memória de três séculos de teatro. Impressionante! 

Você pode admirar a ópera garnier de longe, fazer visitas guiadas ou assistir a um concerto e apresentações de danças, a escolha é sua. Porém, conheça a Ópera Garnier, ela valerá cada minuto do seu tempo. A visita guiada custa 11 euros!


Datas históricas da Ópera Garnier:

30 de maio de 1861 – Charles Garnier ganha o concurso de arquitetura com a construção da nova Ópera.
1870-1871 – Interrupção das obras durante a Guerra e o cerco de Paris. Enquanto isso a Opera é transformada em loja.
05 de janeiro de 1875 – Inauguração do teatro.
16 de outubro de 1923 – A Ópera é classificada monumento histórico.
23 de setembro de 1964 – Inauguração do teto de Marc Chagall.


Ópera Garnier é um dos monumento histórico de Paris que vale a pena turistar. Um exemplo de arquitetura, arte, música e dança. Inclua esse ponto turístico no seu roteiro! Curtiu? Compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais! 


20 comentários:

  1. Nossa que lindo! Não conhecia essa atração em Paris. Amei a dica e com certeza entrará na lista pra próxima😍

    ResponderExcluir
  2. A Ópera Garnier é realmente deslumbrante! De cair o queixo! As fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo e interessante, o lugar deve ser demais! Parabéns pelo artigo, abraço!

    ResponderExcluir
  4. Adoro a Ópera de Paris. Um dos prédios mais incríveis da Cidade Luz. As fotos estão lindas, fazendo juz a beleza do local. =)

    ResponderExcluir
  5. Lindo, lindo! Tenho bastante vontade de assistir a um ópera um dia, acho que a Ópera Garnier seria um excelente local para isso. Belas fotos!

    ResponderExcluir
  6. Que lugar escandalosamente lindo é esse? Maravilhoso! Ainda não conheço Paris, mas quem sabe um dia. Dica anotada! Ana

    ResponderExcluir
  7. esse passeio é mesmo interessante, achei a ópera um das construções mais lindas de Paris!

    ResponderExcluir
  8. Ah, nós sempre teremos Paris <3 O prédio da Ópera Garnier é matador de tão lindo por fora. Eu nunca tinha visto por dentro e tô aqui de queixo caído, tentando me recuperar do êxtase pra começar a organizar minha viagem a Paris pra ontem! Lindas fotos!

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente sensacional... dica anotada... parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  10. Uau é linda de morrer! Mas nós no Brasil temos um prédio tão lindo quanto. O Teatro Municipal do Rio de Janeiro foi inspirado na Opera Garnier. Muito lindo também

    bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

    ResponderExcluir
  11. Que saudades. Quando fui a Paris visitei e fiquei maravilhada com o teatro. lindas fotos! Flavia

    ResponderExcluir
  12. Acreditas que nunca tinha ouvido falar nesta opera em Paris? Devo mesmo andar num mundo à parte. Admiro qualquer opera que esteja em bom estado e esta opera garnier parece valer bem a pena uma visita. Adorei as fotos!

    ~*Viver a Viajar*~

    ResponderExcluir
  13. Eu sou encantada com a Ópera Garnier... meu espaço preferido? O Grand Foyer... acho que ele tem um quê de Salão dos Espelhos de Versailles, não tem?

    ResponderExcluir
  14. Otimo post, Quel!
    Nao visitei por dentro, mas achei o Palais Garnier um dos prédios mais lindos de Paris! Aliàs, sempre o chamei de "Operrà"! hahahahahaha
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que o Chagall tinha pintado o teto, que demais! Sou muito fã dele.
    As fotos ficaram muito pequeninhas aqui, fiquei com vontade de ver maiores :)

    ResponderExcluir
  16. Convido aos amigos do “turistandonomundo.com.br” para conhecerem o nosso grupo no facebook https://www.facebook.com/groups/Paris.DouxReves/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Ora aí está um local para colocar na lista da próxima vez que passar por Paris! Que espaço lindo de morrer! Cheio de glamour... parece que parou no tempo! Muito lindo mesmo! Boas viagens!

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não conheço Paris, embora minha esposa Paty diga que é uma cidade divina. Fica anotadinho todas aas dicas maravilhosas que li agora! ;)

    ResponderExcluir
  19. Olá, nunca assisti nenhuma peça na Ópera 'mas o prédio por fora é muito bonito. Aliás, como tudo em paris.
    Abs, Marlise

    ResponderExcluir