segunda-feira, 14 de março de 2016

Dicas de Viagem: Jardim Botânico do Rio de Janeiro


O Turistando no Mundo vem falar sobre um lindo cartão postal: o Jardim Botânico do Rio de JaneiroÉ um dos pontos turísticos que não se pode deixar de turistar na Cidade Maravilhosa, assim como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, Copacabana, Ipanema... <3


Gente, é um passeio imperdível para quem gosta de turistar com tranquilidade e sossego em meio a tanta história e natureza. É uma das mais bonitas e bem preservadas áreas verdes do Rio de Janeiro. Fica localizado no bairro Jardim Botânico, região da zona sul da capital. Se você está viajando com crianças é um ótimo destino para os pimpolhos! É aberto todos os dias entre 8h às 17h.


Criado pelo príncipe regente do Brasil Dom João VI em 1808 e teve como objetivo aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais. Por sua grande importância histórica, cultural, científica e paisagística foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; e definido pela UNESCO como área de Reserva da Biosfera. 


Abriga milhares de espécies de flores e plantas do Brasil e do mundo inteiro em seus jardins. São cerca de 5 mil árvores e arbustos, 8 mil espécies vegetais classificadas e as mais raras espécies de plantas da flora mundial estão por aqui! 



As famosas palmeiras imperais são ícones que se destacam de longe. Quem aí já viu as belas fotos do jardim botânico carioca cheio de palmeiras? São fotos clássicas de quem visita o Jardim Botânico. 



A natureza do lugar transmite uma paz sem igual. Caminhando por ele, além de respirar ar puro, você consegue visualizar de longe o Cristo Redentor. É um programa perfeito para dias ensolarados.  O valor do ingresso custa R$ 10,00. É gratuito para crianças de até 7 anos e pessoas acima de 60 anos.




Uma das atrações daqui é o Chafariz Central ou também chamado de Chafariz das Musas. Fabricado na Inglaterra, ele tem quatro figuras representando a música, a poesia, a ciência e a arte que decora a peça. 









Uma curiosidade: dentro do Jardim Botânico fica o Museu do Meio Ambiente. É o primeiro da América Latina que se dedica à temática socioambiental, uma área de 2.700m².



Acesso ao Jardim Botânico:
* Rua Jardim Botânico, 1008 ( entrada principal ).
* Rua Pacheco Leão, 101 ( entrada somente para pedestres ).


2 comentários:

  1. Obrigada pela dica. Ja inclui na minha lista!

    ResponderExcluir
  2. O jardim botânico fica perto do parque lage? Parabéns pelo blog. Estou adorando suas dicas e fotos.

    ResponderExcluir