Um dos pontos turísticos mais visitados no Rio de Janeiro: Pão de Açúcar. Líder de visita, segundo a Secretaria de Turismo são cerca de 1,5 milhões de pessoas por ano. Com certeza é uma das melhores vistas da Cidade Maravilhosa!
O Bondinho foi construído em 1912. Uma curiosidade sobre o bondinho é que tudo começou quando alguns alpinistas incentivados a ver a vista da Baía de Guanabara escalaram o Pão de Açúcar. Fato, que incentivou o engenheiro Augusto Ferreira Campos, do qual desenvolveu avançadas técnicas na época para que fosse permitido o acesso até o cume da montanha.
Bem, a aventura começa com a primeira viagem do Bondinho da Praia Vermelha até o Morro da Urca (cerca de 220 metros de altitude) são de 538 metros de distância. Ele é super seguro. Sua velocidade em média é de 6m/s, seu trajeto é feito em torno de 3 minutos.
O passeio de bondinho é muito legal! PS: não jogue fora seu ingresso, você precisará dele cada vez que embarcar para controle interno da atração sobre quantas pessoas há no bonde.


Na primeira parada temos a vista da Baía de Guanabara, a Praia Vermelha, as orlas das praias do Leme e de Copacabana, a Enseada do Botafogo e o Cristo Redentor ao fundo pela esquerda. Aqui começa os primeiros encantos! Além da vista, estão em exposição dois modelos antigos de bondinhos e estátuas em homenagem a seus idealizadores.
O Pão de Açúcar dispõe de restaurantes, quiosques de souvenir e restaurantes. Uma dica: nesse primeiro espaço há mais opções para comer, com preços bem melhores que na próxima parada.
É muito bonito ver do alto tudo isso. O cenário oferece as mais belas paisagens do Rio. Paisagem do qual já fez parte de cenários de filmes famosos, como por exemplo “007 Contra o Foguete da Morte”.

Na segunda parada pegamos outro bondinho e vamos do Morro da Urca para o Pão de Açúcar, a distância é de 749 metros um do outro. Nela se tem uma vista panorâmica privilegiada de tirar o fôlego de tão linda! São 396 metros de altura.

Na segunda parada pegamos outro bondinho e vamos do Morro da Urca para o Pão de Açúcar, a distância é de 749 metros um do outro. Nela se tem uma vista panorâmica privilegiada de tirar o fôlego de tão linda! São 396 metros de altura.
Nos dias de céu aberto e ensolarado você consegue olhar além da Baía de Guanabara, as praias de Copacabana e Ipanema, a Pedra da Gávea, Corcovado, Ponte Niterói e dependendo até o Aeroporto Santos Dumont.
No verão o momento perfeito é o horário do pôr-do-sol. Mas isso não diminui a beleza vista em qualquer outro horário, tanto de dia quanto de noite.
O Pão de Açúcar e o Cristo Redentor ficam em disputa para saber qual o principal cartão postal do Rio de Janeiro. Para você que tem pouco tempo no Rio de Janeiro e precisa decidir qual dos dois ir, recomendo ir ao Pão de Açúcar. Ele é mais indicado para uma manhã ensolarada e menos cansativo que o Corcovado.
Para maior facilidade, os ingressos também são vendidos pelo site oficial do Bondinho. Isso é uma boa, pois assim evita uma enorme fila na bilheteria. Os ingressos podem ser impressos em casa ou num totem na entrada do bondinho, mas para se garantir é melhor imprimir em casa. Para a compra online é cobrado uma taxa de conveniência de 10%. O ingresso adulto custa R$62, para as crianças menores de 6 anos é gratuito, crianças entre 6 anos a 12 anos, idosos e estudantes custam R$ 31.
O passeio apesar de não ser barato, vale muito a pena a experiência!
Horário: diariamente das 8h às 19h50min.
Contatos: (21) 2546-8433
Site: BONDINHO
Endereço: Avenida Pasteur, 520 – Urca – Rio de Janeiro.